Ensino Híbrido e Remoto

Adaptação rápida
foi a chave

Saiba como lidamos com as limitações impostas
pela pandemia.
erik
19 fevereiro 2021

Como toda escola em 2020, passamos pelo momento de refletir sobre como continuar oferecendo um ensino de qualidade para os nossos alunos, sem ir contra a nossa filosofia, prezando pelo bem-estar da comunidade escolar.

Frente à necessidade de um ensino emergencial online, conversamos com a TecAcademy, nosso consultor tecnológico, que nos ouviu e trouxe a solução para promovermos o encontro entre profissionais da educação, famílias e escola, em um ambiente 100% online.

Plano de Ação

O plano de ação durou seis semanas. Duas, foram para formação intensa dos professores, coordenação e gestão tanto teórica quanto prática. Nos preparamos mergulhando em pesquisas teóricas e sobre boas práticas.

No âmbito teórico, estudamos ensino online, educação à distância, hibridismo e metodologias ativas.

Sobre a prática, aprendemos a lidar com a plataforma Office 365, todos os seus aplicativos e como elaborar aulas visando o melhor aproveitamento dos alunos.

Foram mais quatro semanas de cadastramento, treinamento com os alunos e famílias até a migração para essa plataforma.

Desafios

Os maiores desafios encontrados foram de origem estrutural nas casas dos alunos, envolvendo instabilidade de conexão, aparelhos de acesso remoto, qualidade de sinal de internet, questões de ordem doméstica e que estão além da capacidade de resolução do Colégio.

Curva de aprendizagem

A curva de aprendizagem para lidar com a tecnologia foi rapidamente vencida. A comunidade se ambientou totalmente, circulando entre os ambientes com tranquilidade e fazendo dessas práticas parte da rotina de todos.

Custo Zero para as Famílias

Uma vez que a TecAcademy possui parceria com a Microsoft, o custo de cada licença para uso da plataforma foi zero, não sendo necessário investir o capital financeiro da escola, tampouco cobrar taxas extraordinárias das mães e pais dos alunos.

Além dessa vantagem, a comunidade escolar já possuía um conhecimento básico das ferramentas do Office (Word, Excel, Power Point), fazendo com que a curva de aprendizado fosse acelerada.

Assim, a formação dos professores lidou mais com descobrir as possibilidades da plataforma do que aprender do zero como ela funcionava.

As famílias e alunos, principalmente dos anos finais, também conheciam as ferramentas básicas, facilitando a aprendizagem.

Adaptação bem-sucedida

Diferente de escolas que meramente usaram ferramentas de videoconferência, os professores do Colégio Integração adaptaram ao ambiente digital às práticas de sala de aula presencial.

O sucesso de nossa adaptação do modelo de Ensino Híbrido e Remoto levou em consideração as características e as necessidades de nossos alunos, no momento da pandemia.

Hoje, o Colégio Integração está preparado para qualquer cenário, seja presencial ou online, pois possui um ambiente digital de aprendizagem completo, que possibilita fazer não só o que se fazia no presencial, mas ir além, procurando atender aos dois cenários de maneiras distintas.